Abra a janela para os seus conteúdos

Vocabulários novos, conceitos antigos. Existe uma máxima no mercado publicitário que diz o seguinte:

No mundo nada se cria, tudo se transforma…

E ao que tudo indica, no mercado das startups e também no mundo do marketing a máxima se confirma.

Mas não digo isso por conta das mais diversas ações e ideias similares que aparecem, mas sim porque os conteúdos hoje em dia falam sobre coisas “novas” que vão ajudar a você vender mais, ser mais produtivo, e qualquer coisa para você ou sua empresa ser melhor.

A maioria dos autores destes conteúdos alegam que criaram algo do zero, que nunca se tinha visto isso na história da humanidade. No fundo, no fundo, isso não é verdade. Como disse no primeiro parágrafo, as coisas se transformam e por isso mesmo, que conceitos já ditos por Kotler ou Drucker são amplamente utilizados, mas de formas diferentes. Muda-se uma palavra e pronto, a “criação do zero” está feita.

Tá, mas o que isso tem a ver com Janela?

OK, verdade. O objetivo do artigo não é de falar sobre como estão utilizando coisas antigas como novas, mas já que essa introdução foi feita queria reforçar que muitos dos conceitos no mundo dos negócios já foram ditos. O que é necessário é adequar ao contexto atual.

Com isso em mente, agora sim podemos falar sobre janelas, ou melhor, Janela de Distribuição e como isso irá ajudar nos seus conteúdos.

Era uma vez…

Existe uma preocupação legítima sobre fazer bons conteúdos, conteúdos originais e que realmente ajude as pessoas. O boom do Marketing de Conteúdo favoreceu muito sobre o assunto. Mas pouco se fala exatamente como distribuir os conteúdos e ter audiência efetivamente (não, não estou falando de gastar seu dinheiro com mídia).

Para isso, vamos pensar em como um filme é distribuído hoje em dia (na verdade, até poucos anos atrás rs).

Este é o cenário mais comum que temos para os filmes. Agora vamos pensar em como alguns vídeos são distribuídos para o Youtube.

Muito mais simples e mais curto, não é mesmo? Por um lado, isso é bom, são menos etapas, mas isso ao mesmo tempo é ruim, pois você fica “refém” de uma plataforma. Se ela muda seu algorítimo, você fica “a ver navios”.

Pensando nas possibilidades que temos hoje, com os mais diversos canais, podemos ter uma janela de distribuição muito mais “parruda” e sem dependências diretas de uma única plataforma. Veja o exemplo:

Mas isso só vale para vídeos?

Bom, aqui vale uma explicação. O conceito de Janela de Distribuição nasceu com o cinema e eu aprendi essa evolução durante a minha passagem na SambaAds (que trabalha com o formato de vídeo para conteúdos originais).

Mas pensando hoje na minha própria forma de produzir conteúdo (que no caso é muito mais texto) e analisando esta publicação do Alexandre Formagio no LinkedIn, me veio que sim, é possível aplicar o conceito de Janela de Distribuição para quase todos os formatos de conteúdo. Como por exemplo:

Lembrando que não estamos falando só de compartilhar o link do conteúdo do seu site nas redes sociais, mas sim usar o mesmo conteúdo em outras redes e utilizar-se do próprio algoritmo da plataforma a favor da sua distribuição. Fique livre para publicar na periodicidade que você quiser, os números que coloquei foi somente para ilustrar.

Em resumo

No fundo, no fundo mesmo, o conceito da janela fala sobre diversificação. Que conceitualmente não é algo novo, como citei, Kotler e Drucker já falavam sobre isso. Seja a nível de investimento ou produtos/serviços. Não devemos ficar presos a somente uma opção, mas sim ter em mente na diversificação.

Além disso, esse conceito de janela traz uma outra visão importante: a questão do domínio próprio. Mais do que confiar nos outros canais, é imprescindível que você tenha uma ambiente controlado por você, por isso o domínio próprio é sempre benéfico. Além das possibilidades de customização, tudo que acontecer ali, todos os leads gerados, eles são seus.

É isso, espero que vocês tenham gostado deste conteúdo. Se ficou alguma dúvida, é só comentar que eu vou tentar responder. Se você já aplica isso no seu planejamento, comenta como tem sido a efetividade e se tem algo diferente que você faz, comente também, vou adorar aprender mais

Agradecimentos especiais ao galo doido, Rodrigo Paolucci, que durante a minha passagem na SambaAds, me explicou este conceito e muito mais sobre o mundo do vídeo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.