Produtividade é uma palavrinha que sempre esteve atrelado ao ato de trabalhar. Seja para bem ou para o mal. Mas afinal, o que é produtividade?

A produtividade é basicamente definida como a relação entre a produção e os fatores de produção utilizados. A produção é definida como os bens produzidos (quantidade de produtos produzidos). Os fatores de produção são definidos como: pessoas, máquinas, materiais e outros. Quanto maior for a relação entre a quantidade produzida por fatores utilizados maior é a produtividade. (Wikipédia)

Podemos entender então que a produtividade, nada mais é que a relação de quanto produzimos VS. tempo / como produzimos alguma coisa. Pois bem, agora que entendemos essa questão, vou listar 6 dicas para você dar um ‘boost’ na sua produtividade.

1) Multi-tarefa não existe

Eu mesmo, por muito tempo, falei que era uma pessoa multi-tarefa. Mas a verdade é que 99% da população do mundo não consegue fazer de fato duas coisas bem feitas ao mesmo tempo. E também não é tentando fazer duas coisas ao mesmo tempo que você será mais produtivo.

2) O segredo é FOCO

Já que não somos multi-tarefas, o segredo é realmente focar em uma atividade. A diferença é que quando você está focado, você (provavelmente) conseguirá resolver a tarefa em menos tempo, pois não terá distrações (visuais, verbais, etc)

E sim, feche o Facebook, o email e desligue as notificações do celular quando estiver trabalhando focado.

3) Tenha uma lista de tarefas

A quantidade de informações que recebemos é enorme. A cada minuto temos novos inputs de informações e com certeza vamos esquecer de alguma coisa. Para você não se perder e saber exatamente o que e quando fazer as tarefas, mantenha uma lista com você. Ela pode ser feita no papel, no excel, no calendário, algum outro app, não importa. O que importa é você conseguir ter sempre essa lista com você.

Se você gosta de apps, veja algumas sugestões: Evernote, Todoist, Remember the Milk, Wunderlist, Things, Google Keep.

4) Um passo de cada vez

OK. Agora você já entendeu que para ser produtivo, você: Não vai fazer várias coisas ao mesmo tempo, vai focar quando tiver que fazer a tarefa e sempre carregará uma lista de tarefas com você. Agora você deve estar pensando “OK, tenho zilhões de tarefas. Que preguiça…”

Pois é. Normalmente eu tenho de 3 à 5 itens na minha lista todos os dias. A diferença é que eu não tento fazer tudo de uma vez só. Eu escolho uma de cada vez para executar. Começo com aquelas que são mais simples ou as que me dão mais prazer. Normalmente quando tenho uma tarefa chata ou grande demais, eu “quebro” ela em pequenas outras tarefas. Assim será mais fácil e tranquilo de fazer.

5) Nem tudo na vida é prioridade

Sim, é verdade. Nem tudo que acontece em nossas vidas ou no nosso trabalho é prioridade. O ganho de produtividade é saber exatamente quais das suas tarefas são prioritárias. Você começando a entender quais são as tarefas, você logo conseguirá tirar o que realmente importa da frente e cuidar das outras pendências. Ah, isso também faz parte de uma coisinha chamada ‘delegar’.

6) Ferramentas e metodologias são simplesmente ferramentas e metodologias

GTD, Evernote, ZTD, SCRUM, Agile, Trello, Kanban, Kaizen. Não importa o que seja, ferramentas e metodologias sempre serão elas mesmas. O que importa é a sua atitude de “fazer acontecer”. De vencer a preguiça, o medo, as coisas chatas e partir pra cima

Ah, mas lógico, conhecer ferramentas e metodologias são ótimo! Mas lembre-se de aplicar e usar elas 🙂

You Might Also Like