No primeiro artigo, comentei que uma das técnicas mais conhecidas e que eu recomendo é a do Pomodoro. Pode soar estranho o nome, mas acredite, ela é extremamente útil e muito simples de ser aplicada. Também é bem flexível e ajuda bastante aqueles que tem ‘problema’ com o foco. Confira o vídeo para saber mais sobre o Pomodoro.

Origem

A Técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo desenvolvido por Francesco Cirillo no final dos anos 1980. A técnica se baseia em dividir o trabalho em períodos determinados de trabalho (chamados de ‘pomodoros’) e com períodos de descanso. Pomodoro entende que as frequentes pausas no trabalho, são as causas que nos atrapalham na concentração e desenvolvimento daquilo que precisamos fazer.

A técnica

Como explicado na origem, a técnica trabalha com períodos de trabalho e períodos de pausa. Cada período de trabalho é conhecido como ‘Pomodoro’. Ao final de cada pomodoro, você deverá fazer uma pequena pausa e depois retornar para mais um pomodoro e por ai vai.

Normalmente, o pomodoro tem duração de 25 minutos e a pausa tem duração de 5 minutos. Você deverá fazer 4 ciclos de pomodoro, sendo última pausa, ao invés de fazer 5 minutos, você fará uma pausa maior, algo em torno de 30-45 minutos.

Os períodos podem ser ajustados, cada um sabe o quanto consegue ‘sentar a bunda’ e trabalhar. Mas não recomendo que o período de pomodoro seja maior que 40 minutos (segundo alguns pesquisadores, esse é o tempo máximo que conseguimos nos concentrar em uma tarefa). As pausas também podem ser alteradas, mas não recomendo uma pausa maior que 10 minutos, depois disso, acabamos preferindo a pausa do que o trabalho e não é essa a nossa proposta.

Aplicando o pomodoro

Aplicar a técnica é muito simples e você pode começar agora mesmo. Escolha uma tarefa que precisa ser feita, coloque um cronometro ao seu lado e dispare. Faça o mesmo com as pausas.

Caso você termine a tarefa em um único pomodoro, comece uma nova tarefa no próximo pomodoro. Caso não tenha sido possível terminar, sem problemas, utilize o próximo pomodoro e continue a tarefa.

Lembretes

Enquanto estiver no período do pomodoro, desative todas as notificações (email, redes sociais, sms, ligações). A proposta é que você não tenha nenhum tipo de interrupção, que possa realmente se focar na tarefa. Durante a pausa, ai sim você é livre para dar aquela espiadinha no Facebook. Só não esqueça de respeitar o período de 5 minutos da pausa.

Referências

You Might Also Like