Na virada do ano, eu e a noiva decidimos que iriamos mudar alguns dos nossos hábitos. Algumas coisas mais simples, mas também algumas mudanças um pouco mais drásticas. Aproveitando que havia relido o livro O Poder do Hábito e ter visto o vídeo do Victor Freitas do Desafios da Vida Saudável sobre O Projeto que ele se propôs a mudar alguns hábitos também, lá fomos nós começarmos os preparativos.

Os preparativos

Conforme o Victor apresentou no vídeo. Começamos a pensar quais seriam os hábitos a serem conquistados e escolhi 4:

  1. Atividade Física: Tentar fazer pelo menos 30 minutos todos os dias de atividade física;
  2. Estudar: Estudar pelo menos 30 minutos todos os dias;
  3. Sem Coca-Cola: Ficar sem beber Coca-Cola durante este período;
  4. Meditar: 10 minutos de meditação por dia.

Hábitos escolhidos, agora era começar a montar o mural “da vergonha” ou do incentivo.

Montar um mural te ajudará a ter uma visão geral de como está sendo o seu andamento e também é algo extremamente visível, não pode falar que esqueceu.

Como foi?

No começo foi ótimo. Nos primeiros 20 dias eu consegui manter o ritmo e fiz tudo conforme o planejado. No dia 21 para frente, comecei a ter oscilações, não fazia uma ou outra meta estabelecida. Não era perfeito, mas também não era péssimo.

Quando chegamos no dia 40 mais ou menos, ai a coisa começou a descambar de vez. Só estava conseguindo manter as metas de estudos e alterando a meditação e dias sem beber Coca-Cola. Atividade física? Quase nunca.

Resultado

Fiz a compilação dos post-its e montei um gráfico que você pode ver a seguir:

Depois de 70 dias o resultado até que não foi dos piores. Achei que eu acabaria desistindo no fim de 15 dias, principalmente a meta da Coca-Cola (bebida dos deuses rs). Mas até que consegui aguentar bem e me surpreendeu muito eu ter conseguido me organizar um pouco e estudar e meditar bastante (83% e 74% respectivamente).

E agora?

Agora eu tenho conseguido manter a rotina de estudos (farei um novo post sobre como tenho estudo e o que tenho estudado) e consigo ficar mais dias sem tomar Coca-Cola. Meditação eu tenho inserido nos mais mais tenso, mas pretendo sempre que possível faze-lo. Quanto a atividade física, este eu realmente preciso tomar vergonha na cara e retomar.

Uma das coisas que mudaria ao tentar novamente este projeto de mudança de hábito é: Um ciclo menor, de 49 dias ou 7 semanas e colocar no máximo 2 hábitos por vez. Querendo ou não, são muitos os gatilhos a serem estudados e policiados durante o seu dia. No mais, super vale a experiência e novos hábitos, quando bons, são sempre bem-vindos.

Se você tentar, comente e fale como está indo e/ou como foi 🙂

You Might Also Like