Não importa o mercado que você esteja atuando, você com certeza já ouviu alguém falando: “Precisamos ser mais produtivos” ou então “Sua produtividade está em baixa”. Mas o que exatamente produtividade quer dizer?

A produtividade é basicamente definida como a relação entre a produção e os fatores de produção utilizados. A produção é definida como os bens produzidos (quantidade de produtos produzidos). Os fatores de produção são definidos como: pessoas, máquinas, materiais e outros. Quanto maior for a relação entre a quantidade produzida por fatores utilizados maior é a produtividade. (Wikipédia)

Podemos resumir então que produtividade é a capacidade de produzir algo. Seguindo esta linha, como podemos melhorar a nossa produção? Qual é a ‘mágica’ para sermos mais produtivos?

A verdade é que não existe nenhuma mágica. O que existe são técnicas que podem te auxliar a ser mais produtivo. Sendo as mais conhecidas e as que eu recomendo:

  1. Pomodoro;
  2. Lista de Tarefas;
  3. Big Rocks;
  4. Two minutes;
  5. GTD / ZTD;
  6. SCRUM;
  7. Entre outras.

Como você pode ver, existem várias técnicas possíveis para aumentar sua produtividade. Mas em todos os casos, nenhuma delas poderá te ajudar se você não tiver foco e empenho. Nos próximos artigos vou detalhar um pouco mais de cada técnica e também trazer algumas ferramentas bem úteis nesse caminho para a realização das suas coisas.

You Might Also Like