Já tem um tempo que eu tenho procurado internet adentro sobre formas de gerenciar tarefas e talvez assim conseguir ganhar um pouco mais de tempo durante os meus dias. Encontrei muitas boas dicas nos textos do Augusto Campos, que mantém o Efetividade e também no Movebla, fora os comentários em ambos os blogs, que as pessoas compartilham outras boas ideias.

Depois de ler bastante, estudar bastante, acabei colocando em prática as coisas que aprendi e desenvolvi o meu próprio método. Já aviso aos leitores que esse método deu certo para mim, mas que nem sempre pode dar certo para vocês também, mas sempre há a possibilidade de modificarmos conforme as necessidades. Eu mesmo ainda continuo testando novas ferramentas, pois sempre aparece algo mais novo que pode ajudar mais ainda. Mas vamos lá!

Papel e Caneta

Esse é o método mais simples e barato já inventado rs. Quando comecei a organizar evento, acabei usando papel e caneta para marcar todas as minhas pendências ou então as ideias que vinham e tudo mais. Mas também utilizava para lembrar o que tinha que comprar ou o endereço de alguma reunião.

Hoje eu utilizo um caderno tipo Moleskine, sinceramente, comecei a usar por causa da moda, mas depois vi a qualidade que o caderno tinha e a vantagem de ter versão de folhas sem pauta. Mas você pode utilizar qualquer caderno que você tenha, pode ser até aquele caderninho encostado na prateleira rs.

Celular e Smartphone

A tecnologia veio e já faz parte da nossa rotina. Eu tenho um Nokia E65 com a versão do Symbians antigo, mas pode sorte ele já tem um aplicativo de bloco de notas (que por sinal, foi onde comecei o rascunho deste post). Apesar de ser um celular já bem fora de linha, ele ainda tem me ajudado com as tarefas.

Para quem tem algum modelo de smartphone, seja ele um iPhone ou com Android ou Symbians, pode procurar programas que gerenciem isso mais facilmente(falarei sobre um destes programas logo mais).

Mas onde um celular pode realmente ajudar nas tarefas? Bom, eu tenho utilizado o celular para marcar ideias ou alguma coisa, sempre que estou sem o meu caderno e caneta por perto, geralmente quando estou em algum barzinho com amigos ou quando a situação é de lazer ou entretenimento.

Mas também tem gente que utiliza para gerenciar tudo direto nele, com auxilio de programas específicos para isso, consegue fazer tudo na palma da mão.

Evernote e OneNote

Descobri estes dois programas recentemente e já faz parte de todo o processo. Como falei no começo, sempre utilizei papel e caneta para as anotações, mas como organizar todos os papéis? Bom, o Evernote e o OneNote apareceram exatamente para isso e muito mais.

Ambos têm a mesma função de ser um notebook virtual, podendo ser utilizados tanto em nuvens ou em desktop. Além de efetuar anotações, você pode também agregar arquivos a suas notas (imagens, vídeos, pdfs, músicas, etc). Assim a organização de todas as duas ideias e referencias ficam em um só lugar.

O Evernote tem a vantagem de trabalhar em nuvens e seu aplicativo funcionar em várias plataformas, sendo elas: Windows, Mac OS X, iPad, iPhone/iPod Touch, Android,Blackberry, Palm e Windows Mobile.

Já o OneNote vem junto com o pacote do Office. Se não me engano ele vem já desdá época do 2007 e agora também no 2010. Eu estou utilizando a versão 2010 Ultimate (é o que consta aqui rs), mas parece que ele também vem na versão Student. Uma vantagem do OneNote é a fácil integração com os demais aplicativos do pacote Office. Word, Outlook, Excel, PowerPoint e o que mais for do pacote, poderá integrar junto com o OneNote.

Qual deles é melhor? Fica a seu critério a escolha. Eu tenho utilizado os dois, pois uso o OneNote no notebook por causa do pacote que tenho, mas no trabalho eu não tenho esse pacote completo, então lá eu utilizo o Evernote. O porém é que eu tenho o trabalho de manter os dois sempre atualizados com os mesmos conteúdos.

OK, mas e agora?

Agora é tentar aplicar tudo isso. O meu processo é exatamente este, utilizo papel e caneta ou o celular para anotações do dia-a-dia mesmo e depois passo tudo para o Evernote ou OneNote e vou mantando atualizado. Também utilizo alguns sinais dentro das minhas anotações para saber o que ainda não foi feito (-), o que está em aprovação(/) e o que está finalizado (+), mas isso fica ao seu gosto mesmo, o importante é conseguir ganhar tempo e gerenciar melhor todas as coisas do dia-a-dia.

Se quiserem mais informações, acessem o site do Augusto Campos (Efetividade.net) e também o Movebla. Pretendo trazer mais algumas coisas para cá sobre o assunto, já que eu tenho conversado bastante sobre isso com os meus amigos também. E por hoje é isso! =D

You Might Also Like