Na última sexta-feira, 10, tive a oportunidade de ser um dos selecionados para participar do Code In The Dark BR 2017. O evento, como eles mesmos se descrevem é uma competição, diferente, mas uma competição.

O que é?

Vários desenvolvedores(as) front-end precisam codificar uma página em apenas 15 minutos. Até aí o desafio já é enorme, concorda? Agora adicione o fato de que eles(as) não podem ver o resultado da página no browser, somente o código fonte, usando apenas HTML e CSS: Esse é o Code in the Dark!

Como funciona?

Um total de 16 desenvolvedores(as) competem em 4 baterias. Em cada round, 4 competidores(as) se enfrentam. Quem vencer se classifica para a grande final. A missão é produzir o HTML e CSS de um layout. Você não irá conhecer o layout (sem previews). Só irá receber uma imagem como guia para o que tem que ser produzido no início de cada bateria. Sem Photoshop!

Os participantes de cada bateria serão convidados para o palco principal, e sentarão cada um em um computador. Todos terão o mesmo editor aberto em cada computador. Não será permitido sair deste editor até o final de cada rodada. Todo seu código estará sendo replicado em um monitor externo voltado para o público, que irá acompanhar o que os competidores estiverem fazendo. Ao final a organização irá abrir todos os layouts em um navegador para início da votação do público. Ganha aquele que tiver mais votos.

E então?

Infelizmente não consegui ficar o evento inteiro, acompanhei somente os dois primeiros rounds, mas posso dizer que foi uma experiência bem diferente. É um evento que foge todo os padrões quando falamos de evento de tecnologia e para programadores. É muita luz, muita fumaça, música alta, parece mais uma balada. Mas a atmosfera criada e o desafio rolando torna tudo isso algo espetacular.

Ainda não estou confiante nos meus conhecimentos em CSS, mas quem sabe um dia não tomo coragem e participo da competição? Mas uma coisa eu tenho certeza, quem senta no computador do duelo tem uma experiência única e muito valiosa. Que venha a próxima edição e mais eventos de front-end! Parabéns a toda organização

Fotos & Vídeos

E é lógico que a minha ideia ao evento não ia ficar só no texto. Aproveitei para fotografar e também captar algumas imagens e fazer um vídeo de como é o evento. Aproveitem!

Veja mais fotos no meu Flickr.

You Might Also Like