Quando falamos de livros sobre trabalho e produtividade, por muita vezes acabamos caindo em livros de Auto-Ajuda. Não que eu ache que Auto-Ajuda não tenha o seu poder, mas não é só desse gênero que os assuntos trabalho e produtividade são escritos. Pensando nisso, reuni 5 livros que me auxiliaram muito nessa visão maior sobre como encarar a vida, o trabalho e a produtividade. Vamos lá?!

1) A arte de fazer acontecer – O método GTD

Escrito por David Allen
gtd

Quando comecei a procurar sobre produtividade, todos os sites do mundo apontavam para David Allen e o seu livro GTD. Demorei alguns meses para tomar coragem para ler, mas no fim das contas foi uma leitura muito prática e com uma abertura de visão sobre como encarar o trabalho e os nossos desejos. Concordo que a leitura é um pouco massante no começo, mas o resultado é bem interessante. Já aviso que, apesar de ser um livro sobre metodologia GTD, ele trata muito mais do que isso.

Sinopse: No mundo atual, em que a comunicação e a responsabilidade crescem exponencialmente, os métodos de ontem simplesmente não funcionam mais. Para resolver esse problema, o veterano consultor e treinador em administração David Allen divide com os leitores as estratégias de sucesso comprovado que introduziu em seminários apresentados nos Estados Unidos e também em grandes organizações, como a Microsoft, a Lockhead e o Departamento de Justiça americano.

A premissa de Allen é simples: nossa capacidade de ser produtivos é diretamente proporcional à nossa capacidade de relaxar. Só quando nossas mentes estão claras e nossos pensamentos organizados é que podemos atingir a produtividade sem estresse e liberar o nosso potencial criativo. Desde os princípios fundamentais (como decidir qual será o próximo passo para cada item de sua lista de coisas a fazer) até as dicas comprovadas (como, por exemplo, utilizar a regra dos dois minutos para determinar que tarefas executar imediatamente e que tarefas adiar), este livro irá transformar a sua maneira de trabalhar – e de vivenciar o trabalho.

2) Organizando a vida com o Evernote®

Escrito por Vladimir Campos
organizando-a-vida-com-evernote

Depois de ler o livro do David Allen, fiquei com a sensação de que com o Evernote eu conseguiria transpor todas as situações físicas para o digital. Foi procurando muito que encontrei o blog do Vladimir Campos e logo na sequencia vi que ele havia lançado um livro sobre como Organizar tudo no Evernote. Comprei para poder conhecer mais a ferramenta e ter novos insights de como as pessoas utilizam essa linda ferramenta.

Sinopse: Terceira edição revista e ampliada. Na Primeira Parte, você aprenderá o que é o aplicativo enquanto entende suas principais características e funções. Na Segunda Parte, o autor descreve com exemplos como utiliza a ferramenta e você identificará situações que podem vir a ser úteis para sua própria organização pessoal. Na Terceira Parte aprenderá o que é o Evernote Business e a quem ele se destina. O autor é embaixador de viagens da Evernote desde 2012 e consultor certificado em Evernote Business desde 2014.

3) Scrum – a arte de fazer o dobro de trabalho na metade do tempo

Escrito por Jeff Sutherland

scrum

Quando comecei a trabalhar mais com desenvolvimento de produto, o time de desenvolvimento falava muito sobre SCRUM. Não sabia muito o que era e acabei descobrindo o mundo das metodologias ágeis. Gostei muito do que vi, mas sempre que tentava usar os métodos, acaba me voltando para o mundo do desenvolvimento. Foi ai que descobri o livro do Jeff Sutherland, o pai do SCRUM. Ele trás muitos exemplos onde o SCRUM é aplicado além do mundo do produto. Sendo possível se aplicar a metodologia a quase tudo.

Sinopse: Se você já foi surpreendido por quão rápido o mundo está mudando, Scrum é uma das razões. Para aqueles que acreditam que deve haver uma maneira mais eficiente de se fazer as coisas, este é um livro instigante sobre o processo de gestão que está mudando a maneira como vivemos. Desde o advento do método, já foram registrados ganhos de produtividade de até 1.200%. Jeff Sutherland, empreendedor que desenvolveu a primeira equipe Scrum há mais de vinte anos, apresenta a iniciativa de maneira brilhante e lúcida.

Tecida com insights de artes marciais, tomadas de decisão judicial, combate aéreo avançado, robótica e muitas outras disciplinas, Scrum é sempre fascinante. Seja para inventar uma tecnologia pioneira ou para estabelecer os alicerces de prosperidade de uma família, a razão mais importante para ler este livro é que ele pode ajudá-lo a alcançar o que outros consideram inatingível. “Jeff Sutherland escreveu a essência do Scrum para as pessoas comuns. Este livro eleva o Scrum de uma ferramenta para resolver problemas para um modo de vida.” — Hirotaka Takeuchi, professor de Prática Gerencial, Harvard Business School

4) O Poder do Hábito

Escrito por Charles Duhigg

poder-do-habito

De um modo geral, ninguém gosta muito de mudanças. Mudar hum hábito então, nem se fala. Hábito vem para o bem, mas também para o meu. Nessa situação, como podemos mudar? Ou como podemos “ganhar” novos hábitos? Essa é a proposta do livro do Charles Duhigg, como nós funcionamos com relação aos hábitos e como esse conhecimento nos dá um grande poder.

Sinopse: Durante os últimos dois anos, uma jovem transformou quase todos os aspectos de sua vida. Parou de fumar, correu uma maratona e foi promovida. Em um laboratório, neurologistas descobriram que os padrões dentro do cérebro dela – ou seja, seus hábitos – foram modificados de maneira fundamental para que todas essas mudanças ocorressem. Há duas décadas pesquisando ao lado de psicólogos, sociólogos e publicitários, cientistas do cérebro começaram finalmente a entender como os hábitos funcionam – e, mais importante, como podem ser transformados. 

Com base na leitura de centenas de artigos acadêmicos, entrevistas com mais de trezentos cientistas e executivos, além de pesquisas realizadas em dezenas de empresas, o repórter investigativo do New York Times Charles Duhigg elabora, em O poder do hábito, um argumento animador: a chave para se exercitar regularmente, perder peso, educar bem os filhos, se tornar uma pessoa mais produtiva, criar empresas revolucionárias e ter sucesso é entender como os hábitos funcionam. Transformá-los pode gerar bilhões e significar a diferença entre fracasso e sucesso, vida e morte.

5) Trabalhe 4 Horas por Semana

Escrito por Timothy Ferriss

trabalhe-4-horas-por-semana

Tim Ferris é um cara peculiar. A sua vida inteira é totalmente fora do rumo, mas tudo o que ele fez e faz tem muito com a sua visão de mundo, de vida, de trabalho e como podemos e devemos aproveitar cada um desses momentos. Apesar do título super auto-ajuda, Ferris trás práticas muito pés no chão e que se você considera ter uma vida mais leve, leia o livro, por favor.

Sinopse: Esqueça o velho conceito de trabalho. Não espere chegar a aposentadoria para começar a aproveitar a vida. Se o seu sonho é escapar da rotina, experimentar grandes viagens pelo mundo, ter uma renda mensal de cinco dígitos ou apenas viver mais e trabalhar menos, Trabalhe 4 horas por semana é o livro de que você precisa.

Este guia para um novo estilo de vida ensina: Como Timothy Ferriss passou de 40 mil dólares por ano e 80 horas de trabalho por semana para 40 mil dólares por mês e 4 horas por semana; Como treinar seu chefe para que ele valorize desempenho em vez de presença; Como trocar uma longa carreira por pequenos períodos de trabalho e mini aposentadorias frequentes; Mais de 50 dicas práticas e estudos de caso de leitores (inclusive família) que dobraram sua renda, superaram obstáculos em comum e reinventaram si mesmos usando as dicas do livro original como ponto de partida; Modelos do mundo real que você pode copiar para eliminar seus e-mails, negociar com chefes e clientes, ou conseguir um chef particular por menos de 8 dólares por refeição; Como alguns princípios do estilo de vida podem ser substituídos e adequados para imprevisíveis tempos de crise; Os mais novos truques e ferramentas, bem como atalhos de alta tecnologia, para viver com um diplomata ou milionário sem ser nenhum dos dois.

É isso! Uma boa leitura! Aproveitem o Black Friday e boas compras!

You Might Also Like

  • Victor Maia Mignone

    Realmente é uma lista de livros fantástica e diferenciada, recomendo a maioria. Depois de leitura de alguns deles, eu publiquei um artigo sobre produtividade e listei também alguns apps que podem auxiliar → http://bit.ly/2fCzKrm